Curso de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA

 

LISBOA

16 de Fevereiro (3ª e 5ª 19h-22h)

​​18 de Março (Sábados 10h-13h e 14h-17h)

17 de Maio  (2ª e 4ª 10h-13h)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O curso 4NTEP - Escola de Massagem e Nova Terapia de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA é constituído por duas grandes componentes, a Geral e a Específica.


A componente GERAL do curso tem os seguintes módulos:

 

  1. ANATOMIA E FISIOLOGIA - onde são adquiridas competências na identificação de estruturas e respectivas funções. Neste módulo são abordadas as principais patologias com que se deparam os terapeutas nesta atividade. Este módulo tem na 4NTEP uma grande componente prática
     

  2. QUIROMASSAGEM - técnica de base para toda a terapia manual. A excelência da aprendizagem desta técnica faz com que os nossos formandos sejam os melhores massagistas do mercado.

Curso Técnico Auxiliar de Geriatria
Curso Técnico Auxiliar de Geriatria
Curso Técnico Auxiliar de Geriatria

3.  MASSAGEM A 4 MÃOS - A técnica de massagem que é uma das grandes marcas da 4NTEP, massagem realizada em dupla onde tem grande importância a sincronização, a técnica, o ritmo e as transições realizadas por dois massagistas.

4.  PRIMEIROS SOCORROS - módulo onde o ensino da aprendizagem das técnicas de base é realizado por enfermeiros experimentes.

No curso de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA 4NTEP, a componente ESPECÍFICA é composta pelas seguintes áreas:

  1. TÉCNICAS DE APOIO À PESSOA IDOSA, onde os formandos irão adquirir as competências de apoio à pessoa idosa. Esta área está dividida nas seguintes unidades de formação;

1.1 PRESTAÇÃO DE CUIDADOS E ACTIVIDADE DIÁRIA, aqui será abordado o conceito de saúde, situando a saúde física e mental numa perspectiva de prolongamento da vida e de bem-estar centrada na última etapa da vida, o envelhecimento. Os conhecimentos científicos e práticos mais pertinentes sobre o processo de senescência e quais os cuidados a prestar no sentido de satisfazer as necessidades humanas básicas são apreendidos nesta unidade.

1.2 CUIDADOS CENTRADOS NA PESSOA, os princípios e valores da filosofia de "Cuidados Centrados na Pessoa" são abordados no sentido de delinear o perfil do cuidador. São discutidos os elementos fundamentais através de situações comuns de cuidados.

1.3 MOBILIDADE EM PESSOAS DEPENDENTES, o apoio na mobilidade da pessoa dependente implica conhecimentos específicos e treino continuado de modo a prevenir os efeitos da imobilidade. É importante aprender a contribuir para a autonomia da pessoa idosa e por outro lado que os profissionais saibam como minimizar os efeitos do esforço físico a que estão sujeitos diariamente.

1.4 PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFECÇÃO. Na prestação de Cuidados de Saúde pode estar implicada a aquisição e/ou transmissão de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). Nesta unidade de formação serão abordadas as principais causas e precauções na prevenção das IACS.

1.5 MASSAGEM GERIÁTRICA E ACTIVIDADE FÍSICA, a actividade física aplicada à pessoa idosa é extremamente importante na manutenção da autonomia e qualidade de vida do mesmo, sendo importante a aprendizagem de exercícios específicos para a pessoa idosa. A massagem na pessoa idosa apresenta características específicas que serão abordadas nesta unidade de formação.

1.6 PSICOLOGIA DO IDOSO - É importante, para quem lida com pessoas idosas, saber como deve ser feita a abordagem ao idoso e aos familiares. A comunicação aqui assume um papel fundamental, como comunicar, o que comunicar e quem deve comunicar, são questões extremamente importantes a serem abordadas neste módulo.

Curso Técnico Auxiliar de Geriatria
Curso Técnico Auxiliar de Geriatria

2. MASSAGEM TERAPÊUTICA, módulo que abordará as competências na técnica manual aplicada a situações específicas;

 

       2.1. MASSAGEM ESPECÍFICA, onde os formandos terão oportunidade de adquirir competências na aplicação da massagem em situações

              particulares, tais como contraturas, tendinites, rupturas musculares e drenagem veno-linfática entre outras, adquirindo conhecimentos de

              massagem profunda (ponto, transversal, longitudinal), mobilização de fáscias e drenagem;
 

        2.2. ALONGAMENTOS E MOBILIZAÇÕES, módulo com o objectivo de dotar os formandos com a capacidade de realizar alongamentos

               mobilizações activas e passivas em contexto de populações específicas;

 

        1.3 LIGADURAS FUNCIONAIS, onde são aprendidas diferentes técnicas de execução de ligaduras funcionais. Aqui é abordada a aplicação da

              Kinesiotape.

3. RECURSOS DA FISIOTERAPIA, aqui são abordadas as diferentes técnicas de recursos fisioterápicos: Ultra-som, Laser, Termoterapia, Pressoterapia, Electroterapia (correntes galvânicas e ionização, interferenciais e pulsateis) entre outras leccionadas por fisioterapeutas com experiência clínica e de formação.

Curso Técnico Auxiliar de Geriatria

Como mais valias a 4NTEP apresenta:

 

  • Instalações amplas e bem equipadas, manuais actualizados e todo o material inerente à formação;

  • Formadores com experiência profissional e de formação;

  • Uma preocupação grande com a actualização dos seus formandos, realizando com frequência seminários de actualização;

  • Uma grande presença no exterior, proporcionando momentos de aprendizagem em contexto de trabalho aos seus formandos e visibilidade para a sua actividade;

  • Protocolos com inúmeras Instituições e parcerias com Clubes desportivos e organizações de eventos;

  • Possibilidade de realização de estágios profissionais em SPA's e Unidades Termais;

  • Os Certificados de Formação estão de acordo com as normas da Portaria 474/2010 de 8 de Julho;

  • A 4NTEP é uma Escola certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas seguintes áreas de educação, de acordo com a Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF), aprovada pela Portaria nº 256/2005, de a 16 de Março:

- SAÚDE (Cód. 726) - Terapia e Reabilitação

- SAÚDE - Programas não classificados noutra área de formação (Cód. 729)

- CUIDADOS DE BELEZA (Cód. 815)

  • A 4NTEP está também inscrita na Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP)

ENQUADRAMENTO

CONDIÇÕES DE ACESSO

MODALIDADES DE FORMAÇÃO: Qualificação Inicial, Qualificante e Profissional

ÁREA PROFISSIONAL: Saúde, Serviços Pessoais e á Comunidade
CURSO DE FORMAÇÂO: Técnico Auxiliar de Geriatria

SAÍDA PROFISSIONAL: Técnico Auxiliar de Geriatria

IDADE MÍNIMA: 16 anos

HABILITAÇÃO ESCOLAR: 9º ano de escolaridade ou equivalente (poderá ser autorizada a inscrição de candidatos possuidores de escolaridade obrigatória em função da sua data de nascimento)

EQUIVALÊNCIA, RECONHECIMENTO E VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

- Os candidatos licenciados ou bacharéis na área da Saúde devem apresentar documentação comprovativa de conhecimentos de Anatomofisiologia de forma a verem reconhecida a equivalência nesta unidade.
- Os candidatos que demonstrem conhecimentos obtidos através de um sistema não formal de aprendizagem podem requerer o reconhecimento e validação de determinadas competências submetendo-se a uma comissão de avaliação.
Em qualquer destes casos, a frequência das unidades modulares alvo de equivalência ou reconhecimento e validação de competência torna-se facultativa.

  • Instituições de Apoio à Pessoa Idosa

  • Apoio Domiciliário

  • Centros de Dia

  • Lares

  • Clínicas de Fisioterapia

  • Centros de Medicina de Reabilitação

SAÍDAS PROFISSIONAIS