Curso de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA
LISBOA
16 de Fevereiro (3ª e 5ª 19h-22h)
18 de Março (Sábados 10h-13h e 14h-17h)
17 de Maio (2ª e 4ª 10h-13h)
O curso 4NTEP - Escola de Massagem e Nova Terapia de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA é constituído por duas grandes componentes, a Geral e a Específica.
A componente GERAL do curso tem os seguintes módulos:
-
ANATOMIA E FISIOLOGIA - onde são adquiridas competências na identificação de estruturas e respectivas funções. Neste módulo são abordadas as principais patologias com que se deparam os terapeutas nesta atividade. Este módulo tem na 4NTEP uma grande componente prática
-
QUIROMASSAGEM - técnica de base para toda a terapia manual. A excelência da aprendizagem desta técnica faz com que os nossos formandos sejam os melhores massagistas do mercado.



3. MASSAGEM A 4 MÃOS - A técnica de massagem que é uma das grandes marcas da 4NTEP, massagem realizada em dupla onde tem grande importância a sincronização, a técnica, o ritmo e as transições realizadas por dois massagistas.
4. PRIMEIROS SOCORROS - módulo onde o ensino da aprendizagem das técnicas de base é realizado por enfermeiros experimentes.
No curso de TÉCNICO AUXILIAR DE GERIATRIA 4NTEP, a componente ESPECÍFICA é composta pelas seguintes áreas:
-
TÉCNICAS DE APOIO À PESSOA IDOSA, onde os formandos irão adquirir as competências de apoio à pessoa idosa. Esta área está dividida nas seguintes unidades de formação;
1.1 PRESTAÇÃO DE CUIDADOS E ACTIVIDADE DIÁRIA, aqui será abordado o conceito de saúde, situando a saúde física e mental numa perspectiva de prolongamento da vida e de bem-estar centrada na última etapa da vida, o envelhecimento. Os conhecimentos científicos e práticos mais pertinentes sobre o processo de senescência e quais os cuidados a prestar no sentido de satisfazer as necessidades humanas básicas são apreendidos nesta unidade.
1.2 CUIDADOS CENTRADOS NA PESSOA, os princípios e valores da filosofia de "Cuidados Centrados na Pessoa" são abordados no sentido de delinear o perfil do cuidador. São discutidos os elementos fundamentais através de situações comuns de cuidados.
1.3 MOBILIDADE EM PESSOAS DEPENDENTES, o apoio na mobilidade da pessoa dependente implica conhecimentos específicos e treino continuado de modo a prevenir os efeitos da imobilidade. É importante aprender a contribuir para a autonomia da pessoa idosa e por outro lado que os profissionais saibam como minimizar os efeitos do esforço físico a que estão sujeitos diariamente.
1.4 PREVENÇÃO E CONTROLO DA INFECÇÃO. Na prestação de Cuidados de Saúde pode estar implicada a aquisição e/ou transmissão de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde (IACS). Nesta unidade de formação serão abordadas as principais causas e precauções na prevenção das IACS.
1.5 MASSAGEM GERIÁTRICA E ACTIVIDADE FÍSICA, a actividade física aplicada à pessoa idosa é extremamente importante na manutenção da autonomia e qualidade de vida do mesmo, sendo importante a aprendizagem de exercícios específicos para a pessoa idosa. A massagem na pessoa idosa apresenta características específicas que serão abordadas nesta unidade de formação.
1.6 PSICOLOGIA DO IDOSO - É importante, para quem lida com pessoas idosas, saber como deve ser feita a abordagem ao idoso e aos familiares. A comunicação aqui assume um papel fundamental, como comunicar, o que comunicar e quem deve comunicar, são questões extremamente importantes a serem abordadas neste módulo.


2. MASSAGEM TERAPÊUTICA, módulo que abordará as competências na técnica manual aplicada a situações específicas;
2.1. MASSAGEM ESPECÍFICA, onde os formandos terão oportunidade de adquirir competências na aplicação da massagem em situações
particulares, tais como contraturas, tendinites, rupturas musculares e drenagem veno-linfática entre outras, adquirindo conhecimentos de
massagem profunda (ponto, transversal, longitudinal), mobilização de fáscias e drenagem;
2.2. ALONGAMENTOS E MOBILIZAÇÕES, módulo com o objectivo de dotar os formandos com a capacidade de realizar alongamentos
mobilizações activas e passivas em contexto de populações específicas;
1.3 LIGADURAS FUNCIONAIS, onde são aprendidas diferentes técnicas de execução de ligaduras funcionais. Aqui é abordada a aplicação da
Kinesiotape.
3. RECURSOS DA FISIOTERAPIA, aqui são abordadas as diferentes técnicas de recursos fisioterápicos: Ultra-som, Laser, Termoterapia, Pressoterapia, Electroterapia (correntes galvânicas e ionização, interferenciais e pulsateis) entre outras leccionadas por fisioterapeutas com experiência clínica e de formação.

Como mais valias a 4NTEP apresenta:
-
Instalações amplas e bem equipadas, manuais actualizados e todo o material inerente à formação;
-
Formadores com experiência profissional e de formação;
-
Uma preocupação grande com a actualização dos seus formandos, realizando com frequência seminários de actualização;
-
Uma grande presença no exterior, proporcionando momentos de aprendizagem em contexto de trabalho aos seus formandos e visibilidade para a sua actividade;
-
Protocolos com inúmeras Instituições e parcerias com Clubes desportivos e organizações de eventos;
-
Possibilidade de realização de estágios profissionais em SPA's e Unidades Termais;
-
Os Certificados de Formação estão de acordo com as normas da Portaria 474/2010 de 8 de Julho;
-
A 4NTEP é uma Escola certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas seguintes áreas de educação, de acordo com a Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF), aprovada pela Portaria nº 256/2005, de a 16 de Março:
- SAÚDE (Cód. 726) - Terapia e Reabilitação
- SAÚDE - Programas não classificados noutra área de formação (Cód. 729)
- CUIDADOS DE BELEZA (Cód. 815)
-
A 4NTEP está também inscrita na Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).
ENQUADRAMENTO
CONDIÇÕES DE ACESSO
MODALIDADES DE FORMAÇÃO: Qualificação Inicial, Qualificante e Profissional
ÁREA PROFISSIONAL: Saúde, Serviços Pessoais e á Comunidade
CURSO DE FORMAÇÂO: Técnico Auxiliar de Geriatria
SAÍDA PROFISSIONAL: Técnico Auxiliar de Geriatria
IDADE MÍNIMA: 16 anos
HABILITAÇÃO ESCOLAR: 9º ano de escolaridade ou equivalente (poderá ser autorizada a inscrição de candidatos possuidores de escolaridade obrigatória em função da sua data de nascimento)
EQUIVALÊNCIA, RECONHECIMENTO E VALIDAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
- Os candidatos licenciados ou bacharéis na área da Saúde devem apresentar documentação comprovativa de conhecimentos de Anatomofisiologia de forma a verem reconhecida a equivalência nesta unidade.
- Os candidatos que demonstrem conhecimentos obtidos através de um sistema não formal de aprendizagem podem requerer o reconhecimento e validação de determinadas competências submetendo-se a uma comissão de avaliação.
Em qualquer destes casos, a frequência das unidades modulares alvo de equivalência ou reconhecimento e validação de competência torna-se facultativa.
-
Instituições de Apoio à Pessoa Idosa
-
Apoio Domiciliário
-
Centros de Dia
-
Lares
-
Clínicas de Fisioterapia
-
Centros de Medicina de Reabilitação
SAÍDAS PROFISSIONAIS