Curso de TÉCNICO AUXILIAR DE FISIOTERAPIA E MASSAGEM

 

LISBOA

 

28 de Setembro (Sábados 10h - 17h)

21 de Novembro (3ª e 5ª 10h - 13h)

 

O Curso de Auxiliar de Fisioterapia e Massagem de Recuperação 4NTEP está organizado de forma a proporcionar o contacto com o contexto prático da atividade. A componente prática é muito valorizada neste curso e assenta na experiência de profissionais habituados com muita experiência profissional. O curso tem como objetivo dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam atuar como:

 

 

  • Auxiliares de Fisioterapia

  • Massagistas de Recuperação e Bem-Estar

 

O Técnico formado em Auxiliar de Fisioterapia e Massagem de Recuperação terá a capacidade de desenvolver a sua atividade em Clubes Desportivos, Federações Desportivas, Clínicas, Gabinetes de Massagem, entre outros locais.

 

 

 

  1. ANATOMIA  onde são adquiridas competências na identificação de estruturas e respectivas funções. Neste módulo são abordadas as principais patologias com que se deparam os terapeutas nesta atividade. Este módulo tem na 4NTEP uma grande componente prática.

 

  2. TÉCNICAS DE MASSAGEM (QUIROMASSAGEM 4NTEP) técnica de base para toda a terapia manual. A 4NTEP desenvolveu ao longo dos anos protocolos específicos de massagem. A excelência da aprendizagem da técnica 4NTEP, faz com que os nossos massagistas sejam reconhecidos no mercado como profissionais de excelência.

  3. MASSAGEM TERAPÊUTICA APLICADA, onde os formandos terão a oportunidade de adquirir competências na aplicação da massagem em situações particulares, tais como contracturas, tendinites, rupturas musculares, torcicolos, ciatalgias, entorses. As técnicas terapêuticas de mobilização, terapia miofascial, inibição miotática e massagem profunda, são aprendidas nesta unidade modular.   

 

  4. DRENAGEM LINFÁTICA, é uma técnica específica de massagem, que tem como objectivo estimular a circulação linfática. É uma técnica caracterizada por uma pressão mais leve e uma menor velocidade de execução do que a da massagem tradicional. A sua especificidade obriga a um conhecimento do sistema circulatório e a uma grande coordenação motora e sensibilidade do terapeuta. Na formação em Massagem Desportiva a aprendizagem desta técnica é extremamente importante, a Drenagem dos membros inferiores pode ser utilizada como forma de recuperação dos atletas.

  5. MASSAGEM DESPORTIVA, nesta Unidade de formação são aprendidas as técnicas de massagem e mobilização aplicadas em contexto desportivo:

  • No treino

  • Na competição

  • Na recuperação após evento desportivo

  • Na prevenção de lesões

 É abordada também a utilização de meios de contenção (Kinesiotape e ligadura funcional) e as técnicas de socorrismo em ambiente desportivo.

 Neste módulo a componente prática tem um peso importante na formação.

 

6. RECURSOS DA FISIOTERAPIA, nesta unidade são abordadas as diferentes técnicas de recursos fisioterápicos: Ultra-som, Laser, Termoterapia, Pressoterapia, Electroterapia (correntes galvanicas e ionização, interferenciais e pulsáteis) entre outras leccionadas por fisioterapeutas com experiência Clínica e de Formação.

© 2015 - 4NTEP - Escola de Massagem e Nova Terapia