FAQ's - PERGUNTAS FREQUENTES

 

  • O que significa 4NTEP?

 

O 4 simboliza as 4 áreas de intervenção da 4NTEP: Reabilitação, Desporto, Bem-Estar e Geriatria. O NTEP quer dizer Nova Terapia

 

  • Se tiver formação na área posso pedir equivalência a algum módulo?

 

Sim, é possível. Temos alunos que pedem equivalência ao módulo de Anatomofisiologia, no entanto como existe uma grande componente prática, a maior parte dos alunos prefere frequentar o módulo. Na Quiromassagem começam todos de novo, pois as diferenças técnicas são muito grandes. Mas a qualquer módulo pode ser pedida equivalência mediante a apresentação do respectivo certificado de formação. Se já tiver algumas UFCD’s do curso de Esteticista-Cosmetologista realizados noutra escola pode pedir equivalência.

 

  • Os cursos têm uma forte componente prática?

 

A componente prática é uma das grandes vantagens da 4NTEP. Além das sessões de formação terem uma grande componente prática, elas são lecionadas por profissionais com grande experiência de formação e de trabalho. Por alguma razão nas nossas aulas práticas é normal aparecerem atletas de diferentes modalidades para serem massajados, praticantes de atletismo, kick-boxing, trail, triatlo, voleibol, etc. A escola acompanha também a seleção nacional de voleibol.O acompanhamento de eventos desportivos eleva o nº de horas dedicadas à prática.

  • As instalações são apropriadas para a prática?

 

As salas estão todas equipadas com marquesas com orifício respiratório, são amplas e com muita luz natural, algo que pode constatar fazendo uma visita à escola.

  • A Escola é certificada?

 

A 4NTEP é uma Escola certificada pela Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) nas seguintes áreas de educação, de acordo com a Classificação Nacional de Áreas de Educação e Formação (CNAEF), aprovada pela Portaria nº 256/2005, de a 16 de Março:
 - SAÚDE (Cód. 726) - Terapia e Reabilitação
 - SAÚDE - Programas não classificados noutra área de formação (Cód. 729)
 - CUIDADOS DE BELEZA (Cód. 815)

 

  • Preciso de adquirir algum material específico para a formação?

 

Não. No início da formação recebe um Kit com o material que necessita para o curso. Os manuais também são dados no início de cada módulo, sendo todos baseados na componente prática e concebidos pelos formadores da 4NTEP.

 

  • Os cursos contemplam algum estágio profissional?

 

O estágio profissional não está integrado no curso. No entanto, qualquer aluno que queira realizar um estágio pode inscrever-se para frequentar um, no nosso gabinete de Estágios e saídas profissionais. Além de estágios em clínicas de Fisioterapia temos tido estágios em Termas: Vimeiro, Monfortinho, Unhais da Serra, Gerês, e em SPAS – Golfmar; Vivamarinha; Acquadomme, Centro de estágio de Melgaço…

 

  • Posso candidatar-me ao Cheque-Formação?

 

Existe desde Agosto de 2015 a possibilidade de se candidatar ao Cheque-Formação e dessa forma poder usufruir de um valor monetário que poderá aplicar em seu benefício, ao frequentar uma acção de formação. Isso só é possível numa Escola certificada, como é o nosso caso. Veja aqui a Portaria nº 229/2015 de 3 de Agosto e informe-se no seu Centro de Emprego.

  • Curso de Esteticista / Cosmetologista de Nível 4. O que signifca? E posso frequentar apenas alguns módulos?

 

A nova formação da 4NTEP é um curso que oferece a formação mais profunda e abrangente no mundo da Estética. Esta formação encontra-se incluída no Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) e o formando, com a sua frequência poderá obter uma certificação de nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações, estrutura composta por 8 níveis de qualificação. Para saber mais clique aqui

A estrutura modular do curso permite que seja possível ao formando frequentar apenas alguns módulos e se for caso disso, pedir equivalência a módulos já frequentados em outras instituições.

  • No final do curso recebo um certificado?

 

Sim. A emissão de Certificados de Formação Profissional respeita as normas constantes da Portaria nº 474/2010 de 8 de Julho. Além do certificado recebe também um diploma de curso.

 

  • Existe algum Seguro que proteja os formandos em caso de acidente?

 

Sim. Todos os formandos estão abrangidos por um Seguro de Acidentes Pessoais. O Valor da Inscrição contempla o seguro obrigatório. Esta é aliás uma obrigação de todas as entidades certificadas pela DGERT:

 

  • Que factores devem decidir a minha escolha por uma escola de massagem?

 

Os factores que deve ter em conta são os seguintes:

 

A qualidade das instalações e materiais. Se são amplas, arejadas e com boa iluminação e têm um espaço adequado à prática. Se as marquesas possuem orifício respiratório e altura adequada que permita a prática em boas condições. Se o material utilizado nas marquesas é descartável (papel);

 

A experiência de formação, profissional e certificação dos formadores;

 

A opinião dos ex-alunos e dos que estão a frequentar os cursos;

 

A existência de calendarização dos cursos;

 

Se os manuais são de autoria dos formadores/ escola;

 

Se os módulos dos cursos têm conteúdos programáticos;

 

A dinâmica que a escola tem com o exterior;

Deve visitar sempre a escola e falar com os responsáveis, formadores e alunos. Uma vez que é uma escolha que pode afectar o seu futuro é muito importante conhecer aqueles a quem vai entregar a responsabilidade de o(a) formarem na área.

© 2015 - 4NTEP - Escola de Massagem e Nova Terapia